SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  19
SISTEMA SOLAR O SISTEMA SOLAR Ciências Físico-Químicas 7º Ano Terra no Espaço Prof.ª Arlete Capitão
Constituição do Sistema Solar: No nosso Sistema Solar, existe: uma estrela, o Sol; cometas;  asteróides;  meteoróides; satélites naturais (luas); planetas principais; planetas anões; O Sistema Solar é constituído por oito planetas principais: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno. Existem também planetas anões, como Plutão, Éris, Ceres, e mais recentemente Haumea e Makemake.
Planeta Mercúrio Não tem atmosfera. A sua superfície tem um aspecto árido e está cheia de crateras devido à queda de meteoritos. É visível da Terra, a olho nu, embora com alguma dificuldade, um pouco antes do amanhecer e um pouco antes do entardecer.
Vénus A superfície de Vénus está rodeada por uma atmosfera constituída praticamente por dióxido de carbono e por uma enorme camada de nuvens que são formadas por gotículas de ácido sulfúrico. Esta camada retém o calor do Sol, provocando um enorme efeito de estufa. É isto que torna Vénus o mais quente dos planetas. Este planeta vê-se facilmente da Terra a olho nu. Roda muito lentamente, em torno do seu eixo em sentido contrário ao dos outros planetas. Demora mais tempo a efectuar uma rotação completa do que a dar uma volta ao Sol. Por isso, um dia em Vénus é maior do que um ano!
Terra Razões que permitem a existência de Vida no nosso planeta: - Posição adequada em relação ao Sol. - Atmosfera que a protege de radiações solares prejudiciais, como os raios ultravioletas, que são neutralizados na camada de ozono. - Presença de oxigénio, o que permite a respiração. - Abundância de água nos três estados físicos. - Temperatura estável durante todo o dia.
Lua Não tem atmosfera, por isso, as pegadas dos astronautas, bem como as crateras deixadas pelos meteoritos nunca vão desaparecer da sua superfície. A Lua demora praticamente o mesmo tempo a dar uma volta completa à Terra e a efectuar uma rotação completa: aproximadamente 27 dias terrestres.
Marte Apresenta algumas características semelhantes às da Terra. Tem vales semelhantes a leitos dos nossos rios. No entanto, a sua atmosfera é muito ténue e o ar irrespirável. Pode ser visto no céu durante toda a noite.
Júpiter Tem uma grande mancha vermelha resultante de uma tempestade gigante que ocorre numa extensão de 40 000 Km. Apresenta anéis, que são formados por pedaços de rocha que não reflectem a luz. Júpiter roda muito rapidamente sobre si mesmo. Este planeta possui muitos satélites, quatro dos quais foram descobertos por Galileu no séc. XVII.
Saturno Possui anéis muito extensos e de brilho deslumbrante. Saturno é o planeta menos denso do Sistema Solar: se fosse possível “colocá-lo” na água do nosso mar, flutuaria! Tal como Júpiter, Saturno tem uma rotação muito rápida.
Úrano  Planeta gélido ao qual chega muito pouca luz. Úrano roda em torno do seu eixo praticamente “deitado” no plano da órbita. Sentido de rotação retrógrado (sentido dos ponteiros do relógio), tal como Vénus.
Neptuno A sua atmosfera é praticamente constituída por metano, o que lhe dá uma cor azulada semelhante à da Terra. Neptuno é muito semelhante a Úrano em tamanho e duração da sua rotação. Também tem anéis e possui uma grande mancha escura resultante de enormes tempestades.
Planeta Anão Plutão Ainda não foi visitado por qualquer sonda espacial. Uma viagem até lá demoraria 10 a 15 anos! Algumas razões que levaram à despromoção de  Plutão como planeta principal a planeta anão: - órbita bastante alongada e é também mais inclinada; - é um planeta pequeno e rochoso, onde se encontram planetas gigantes e gasosos.
Sol É a única estrela do Sistema Solar. Encontra-se a 150 milhões quilómetros (km) da Terra.  Tal como o Sistema Solar, tem aproximadamente 5 mil milhões de anos e tudo indica estar  na meia-idade.  É uma estrela de média dimensão.  Comparativamente à Terra, o seu diâmetro é aproximadamente 109 vezes maior.  É constituído por gás, na sua maioria hidrogénio ionizado.  A energia libertada  pelo Sol corresponde à explosão de 100 mil milhões de toneladas de  TNT por segundo.  No núcleo produz-se energia, a temperatura atinge 8 milhões de graus e baixa até aos  7000 ºC na superfície.    As erupções mais violentas libertam energia equivalente a milhões de bombas nucleares  e podem interferir com os satélitese perturbar as telecomunicações.
Na superfície do Sol (fotosfera) a radiação solar liberta-se para o espaço.  Encontramos, na fotosfera, zonas escuras denominadas manchas solares.  Por cima da fotosfera existe uma faixa avermelhada que é envolta pela coroa solar.  A coroa só é visível durante um eclipse e atinge normalmente um milhão de graus.  O Sol tem períodos de maior actividade, onde surgem manchas e erupções na fotosfera com maior intensidade. Existe um ciclo de 11 anos.
 Os nossos antepassados acreditavam que os cometas inspiravam superstições e temores, associados a anjos, demónios ou entidades espirituais providas de poder sobre os povos.   Cometas Astros constituídos por poeiras, gases que solidificaram e gelo. Os cometas têm órbitas elípticas muito alongadas e bastante inclinadas que os trazem muito perto do Sol e os levam muito longe no espaço. O cometa mais famoso é o cometa Halley (a sua passagem ocorre de 76 em 76 anos) que voltará a surgir no céu em 2062.
Constituição de um cometa A constituição básica de um cometa aparentemente é um núcleo de dimensões relativamente pequenas que em princípio mostra estar envolto por uma névoa brilhante e uma cabeleira, cuja forma é aparentemente esférica.    À medida que se aproxima do Sol, o seu brilho vai aumentando progressivamente; normalmente começa por aparecer uma cauda que pode chegar a alcançar até centenas de milhares de quilómetros de extensão.  
Asteróides Também chamados de planetas menores ou planetóides, são corpos celestes de natureza rochosa e de pequenas dimensões. A maioria dos asteróides distribui-se entre Marte e Júpiter, à qual se dá o nome de Cintura de Asteróides. Alguns asteróides têm poucos metros de diâmetro e outros centenas de quilómetros. Geralmente, têm forma irregular. Curiosidades: Ceres foi o maior (e o primeiro) asteróide descoberto e tem cerca de 1000 Km de diâmetro. O asteróide 3933, descoberto em 1936, foi baptizado em Setembro de 1990 com o nome “Portugal”, para comemorar a adesão de Portugal à Organização Astronómica ESO (Observatório Europeu do Sul).
Meteoróides Fragmentos rochosos provenientes do espaço antes de entrarem na atmosfera terrestre. Os meteoróides podem ter origem devido à colisão de asteróides ou a partir de cometas. Meteoróides 		Meteoros:					Meteoritos: - fragmentos de pequenas dimensões;			- fragmentos de grandes dimensões; - ardem completamente ao atravessar a			- não se consomem completamente na atmosfera do planeta Terra, originando			passagem da atmosfera terrestre e  o fenómeno das estrelas cadentes.			colidem com a superfície do planeta, originando crateras de impacto.
Crateras de impacto Deserto de Arizona, cratera com 1200 m de diâmetro e 180 m de profundidade. Curiosidade: Existem algumas crateras com nomes de portugueses: Pedro Nunes, Vasco da Gama e Luís de Camões.

Contenu connexe

Tendances

fases da lua e eclipses
  fases da lua e eclipses  fases da lua e eclipses
fases da lua e eclipsesdinartegaspar
 
O universo e o Sistema Solar
O universo e o Sistema SolarO universo e o Sistema Solar
O universo e o Sistema SolarFURG
 
Conceitos Básicos de Astronomia
Conceitos Básicos de AstronomiaConceitos Básicos de Astronomia
Conceitos Básicos de AstronomiaWilliam Ananias
 
Introdução a Astronomia
Introdução a AstronomiaIntrodução a Astronomia
Introdução a Astronomiaaroudus
 
Aula 20 formação sistema solar
Aula 20   formação sistema solarAula 20   formação sistema solar
Aula 20 formação sistema solarLiliane Morgado
 
I.2 O sistema solar
I.2 O sistema solarI.2 O sistema solar
I.2 O sistema solarRebeca Vale
 
Sistema solar
Sistema solarSistema solar
Sistema solardidsoak
 
Sistema Solar - Séries Iniciais
Sistema Solar - Séries IniciaisSistema Solar - Séries Iniciais
Sistema Solar - Séries IniciaisDaniela Menezes
 
AorigemdaTerra
AorigemdaTerraAorigemdaTerra
AorigemdaTerratia90nunes
 
Aula 6º ano - O Universo e o Sistema Solar
Aula 6º ano - O Universo e o Sistema SolarAula 6º ano - O Universo e o Sistema Solar
Aula 6º ano - O Universo e o Sistema SolarLeonardo Kaplan
 
A Terra e o Universo
A Terra e o UniversoA Terra e o Universo
A Terra e o Universodantasrdl
 
6 ano o universo e o sistema solar
6 ano o universo e o sistema solar6 ano o universo e o sistema solar
6 ano o universo e o sistema solarcrisbassanimedeiros
 
Aula formação do universo
Aula formação do universoAula formação do universo
Aula formação do universokaliandra Lisboa
 

Tendances (20)

fases da lua e eclipses
  fases da lua e eclipses  fases da lua e eclipses
fases da lua e eclipses
 
O universo e o Sistema Solar
O universo e o Sistema SolarO universo e o Sistema Solar
O universo e o Sistema Solar
 
Terra no espaço
Terra no espaçoTerra no espaço
Terra no espaço
 
O Universo
O UniversoO Universo
O Universo
 
Conceitos Básicos de Astronomia
Conceitos Básicos de AstronomiaConceitos Básicos de Astronomia
Conceitos Básicos de Astronomia
 
Eclipses
EclipsesEclipses
Eclipses
 
Sistema Solar
Sistema SolarSistema Solar
Sistema Solar
 
Introdução a Astronomia
Introdução a AstronomiaIntrodução a Astronomia
Introdução a Astronomia
 
Aula 20 formação sistema solar
Aula 20   formação sistema solarAula 20   formação sistema solar
Aula 20 formação sistema solar
 
I.2 O sistema solar
I.2 O sistema solarI.2 O sistema solar
I.2 O sistema solar
 
Introdução à Astronomia
Introdução à AstronomiaIntrodução à Astronomia
Introdução à Astronomia
 
Movimentos da terra
Movimentos da terraMovimentos da terra
Movimentos da terra
 
Sistema solar
Sistema solarSistema solar
Sistema solar
 
Sistema Solar - Séries Iniciais
Sistema Solar - Séries IniciaisSistema Solar - Séries Iniciais
Sistema Solar - Séries Iniciais
 
AorigemdaTerra
AorigemdaTerraAorigemdaTerra
AorigemdaTerra
 
Aula 6º ano - O Universo e o Sistema Solar
Aula 6º ano - O Universo e o Sistema SolarAula 6º ano - O Universo e o Sistema Solar
Aula 6º ano - O Universo e o Sistema Solar
 
Atmosfera
AtmosferaAtmosfera
Atmosfera
 
A Terra e o Universo
A Terra e o UniversoA Terra e o Universo
A Terra e o Universo
 
6 ano o universo e o sistema solar
6 ano o universo e o sistema solar6 ano o universo e o sistema solar
6 ano o universo e o sistema solar
 
Aula formação do universo
Aula formação do universoAula formação do universo
Aula formação do universo
 

Similaire à Sistema solar

O sistema solar é constituido por oito planetas principais
O sistema solar é constituido por oito planetas principaisO sistema solar é constituido por oito planetas principais
O sistema solar é constituido por oito planetas principaisWaldir Calazans
 
Material OBA Pt.2
Material OBA Pt.2Material OBA Pt.2
Material OBA Pt.2eing2010
 
ApresentaçãO Nr. 2 O Sistema Solar
ApresentaçãO Nr. 2   O Sistema SolarApresentaçãO Nr. 2   O Sistema Solar
ApresentaçãO Nr. 2 O Sistema SolarNuno Correia
 
O Sistema Solar - 6º ANO (2018)
O Sistema Solar - 6º ANO (2018)O Sistema Solar - 6º ANO (2018)
O Sistema Solar - 6º ANO (2018)Nefer19
 
Planeta Terra1 GonçAlo Filipe
Planeta Terra1 GonçAlo FilipePlaneta Terra1 GonçAlo Filipe
Planeta Terra1 GonçAlo Filipenaliniram
 
Trabalho De FíSico Quimica
Trabalho De FíSico QuimicaTrabalho De FíSico Quimica
Trabalho De FíSico Quimicarebeldes
 
Trabalho De Físico- Quimica
Trabalho De Físico- QuimicaTrabalho De Físico- Quimica
Trabalho De Físico- Quimicarebeldes
 
Sistema Solar
Sistema SolarSistema Solar
Sistema Solarecsette
 
Cosmologia sistema solar - os planetas
Cosmologia   sistema solar - os planetasCosmologia   sistema solar - os planetas
Cosmologia sistema solar - os planetasWesley Germano Otávio
 
O que tem lá em cima?
O que tem lá em cima?O que tem lá em cima?
O que tem lá em cima?Lariene Paula
 
8a Série - Galáxias e Corpos Celestes
8a Série - Galáxias e Corpos Celestes8a Série - Galáxias e Corpos Celestes
8a Série - Galáxias e Corpos CelestesSESI 422 - Americana
 

Similaire à Sistema solar (20)

O espaço
O espaçoO espaço
O espaço
 
O espaço
O espaçoO espaço
O espaço
 
S istema solar
S istema solarS istema solar
S istema solar
 
O sistema solar
O sistema solarO sistema solar
O sistema solar
 
O sistema solar é constituido por oito planetas principais
O sistema solar é constituido por oito planetas principaisO sistema solar é constituido por oito planetas principais
O sistema solar é constituido por oito planetas principais
 
O sistema solar
O sistema solarO sistema solar
O sistema solar
 
Material OBA Pt.2
Material OBA Pt.2Material OBA Pt.2
Material OBA Pt.2
 
ApresentaçãO Nr. 2 O Sistema Solar
ApresentaçãO Nr. 2   O Sistema SolarApresentaçãO Nr. 2   O Sistema Solar
ApresentaçãO Nr. 2 O Sistema Solar
 
O Sistema Solar - 6º ANO (2018)
O Sistema Solar - 6º ANO (2018)O Sistema Solar - 6º ANO (2018)
O Sistema Solar - 6º ANO (2018)
 
Planeta Terra1 GonçAlo Filipe
Planeta Terra1 GonçAlo FilipePlaneta Terra1 GonçAlo Filipe
Planeta Terra1 GonçAlo Filipe
 
Sistema Solar
Sistema SolarSistema Solar
Sistema Solar
 
Trabalho De FíSico Quimica
Trabalho De FíSico QuimicaTrabalho De FíSico Quimica
Trabalho De FíSico Quimica
 
Trabalho De Físico- Quimica
Trabalho De Físico- QuimicaTrabalho De Físico- Quimica
Trabalho De Físico- Quimica
 
Sistema Solar
Sistema SolarSistema Solar
Sistema Solar
 
Cosmologia sistema solar - os planetas
Cosmologia   sistema solar - os planetasCosmologia   sistema solar - os planetas
Cosmologia sistema solar - os planetas
 
Os Astros
Os AstrosOs Astros
Os Astros
 
O que tem lá em cima?
O que tem lá em cima?O que tem lá em cima?
O que tem lá em cima?
 
8a Série - Galáxias e Corpos Celestes
8a Série - Galáxias e Corpos Celestes8a Série - Galáxias e Corpos Celestes
8a Série - Galáxias e Corpos Celestes
 
Sistema solar ( astronomia )
Sistema solar ( astronomia )Sistema solar ( astronomia )
Sistema solar ( astronomia )
 
O Sistema Solar
O Sistema SolarO Sistema Solar
O Sistema Solar
 

Dernier

Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?MrciaRocha48
 
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfNoções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfdottoor
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirIedaGoethe
 
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino FundamentalCartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamentalgeone480617
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosAntnyoAllysson
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoSilvaDias3
 
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAs Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAlexandreFrana33
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaFernanda Ledesma
 
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESpatriciasofiacunha18
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxacaciocarmo1
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...Martin M Flynn
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfangelicass1
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASEdinardo Aguiar
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxBiancaNogueira42
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfErasmo Portavoz
 
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfSlides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfpaulafernandes540558
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasRicardo Diniz campos
 

Dernier (20)

Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
 
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfNoções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
 
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino FundamentalCartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
 
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAs Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
 
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
 
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfSlides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
 

Sistema solar

  • 1. SISTEMA SOLAR O SISTEMA SOLAR Ciências Físico-Químicas 7º Ano Terra no Espaço Prof.ª Arlete Capitão
  • 2. Constituição do Sistema Solar: No nosso Sistema Solar, existe: uma estrela, o Sol; cometas; asteróides; meteoróides; satélites naturais (luas); planetas principais; planetas anões; O Sistema Solar é constituído por oito planetas principais: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno. Existem também planetas anões, como Plutão, Éris, Ceres, e mais recentemente Haumea e Makemake.
  • 3. Planeta Mercúrio Não tem atmosfera. A sua superfície tem um aspecto árido e está cheia de crateras devido à queda de meteoritos. É visível da Terra, a olho nu, embora com alguma dificuldade, um pouco antes do amanhecer e um pouco antes do entardecer.
  • 4. Vénus A superfície de Vénus está rodeada por uma atmosfera constituída praticamente por dióxido de carbono e por uma enorme camada de nuvens que são formadas por gotículas de ácido sulfúrico. Esta camada retém o calor do Sol, provocando um enorme efeito de estufa. É isto que torna Vénus o mais quente dos planetas. Este planeta vê-se facilmente da Terra a olho nu. Roda muito lentamente, em torno do seu eixo em sentido contrário ao dos outros planetas. Demora mais tempo a efectuar uma rotação completa do que a dar uma volta ao Sol. Por isso, um dia em Vénus é maior do que um ano!
  • 5. Terra Razões que permitem a existência de Vida no nosso planeta: - Posição adequada em relação ao Sol. - Atmosfera que a protege de radiações solares prejudiciais, como os raios ultravioletas, que são neutralizados na camada de ozono. - Presença de oxigénio, o que permite a respiração. - Abundância de água nos três estados físicos. - Temperatura estável durante todo o dia.
  • 6. Lua Não tem atmosfera, por isso, as pegadas dos astronautas, bem como as crateras deixadas pelos meteoritos nunca vão desaparecer da sua superfície. A Lua demora praticamente o mesmo tempo a dar uma volta completa à Terra e a efectuar uma rotação completa: aproximadamente 27 dias terrestres.
  • 7. Marte Apresenta algumas características semelhantes às da Terra. Tem vales semelhantes a leitos dos nossos rios. No entanto, a sua atmosfera é muito ténue e o ar irrespirável. Pode ser visto no céu durante toda a noite.
  • 8. Júpiter Tem uma grande mancha vermelha resultante de uma tempestade gigante que ocorre numa extensão de 40 000 Km. Apresenta anéis, que são formados por pedaços de rocha que não reflectem a luz. Júpiter roda muito rapidamente sobre si mesmo. Este planeta possui muitos satélites, quatro dos quais foram descobertos por Galileu no séc. XVII.
  • 9. Saturno Possui anéis muito extensos e de brilho deslumbrante. Saturno é o planeta menos denso do Sistema Solar: se fosse possível “colocá-lo” na água do nosso mar, flutuaria! Tal como Júpiter, Saturno tem uma rotação muito rápida.
  • 10. Úrano Planeta gélido ao qual chega muito pouca luz. Úrano roda em torno do seu eixo praticamente “deitado” no plano da órbita. Sentido de rotação retrógrado (sentido dos ponteiros do relógio), tal como Vénus.
  • 11. Neptuno A sua atmosfera é praticamente constituída por metano, o que lhe dá uma cor azulada semelhante à da Terra. Neptuno é muito semelhante a Úrano em tamanho e duração da sua rotação. Também tem anéis e possui uma grande mancha escura resultante de enormes tempestades.
  • 12. Planeta Anão Plutão Ainda não foi visitado por qualquer sonda espacial. Uma viagem até lá demoraria 10 a 15 anos! Algumas razões que levaram à despromoção de Plutão como planeta principal a planeta anão: - órbita bastante alongada e é também mais inclinada; - é um planeta pequeno e rochoso, onde se encontram planetas gigantes e gasosos.
  • 13. Sol É a única estrela do Sistema Solar. Encontra-se a 150 milhões quilómetros (km) da Terra. Tal como o Sistema Solar, tem aproximadamente 5 mil milhões de anos e tudo indica estar na meia-idade. É uma estrela de média dimensão. Comparativamente à Terra, o seu diâmetro é aproximadamente 109 vezes maior. É constituído por gás, na sua maioria hidrogénio ionizado. A energia libertada pelo Sol corresponde à explosão de 100 mil milhões de toneladas de TNT por segundo. No núcleo produz-se energia, a temperatura atinge 8 milhões de graus e baixa até aos 7000 ºC na superfície.   As erupções mais violentas libertam energia equivalente a milhões de bombas nucleares e podem interferir com os satélitese perturbar as telecomunicações.
  • 14. Na superfície do Sol (fotosfera) a radiação solar liberta-se para o espaço. Encontramos, na fotosfera, zonas escuras denominadas manchas solares. Por cima da fotosfera existe uma faixa avermelhada que é envolta pela coroa solar. A coroa só é visível durante um eclipse e atinge normalmente um milhão de graus. O Sol tem períodos de maior actividade, onde surgem manchas e erupções na fotosfera com maior intensidade. Existe um ciclo de 11 anos.
  • 15.  Os nossos antepassados acreditavam que os cometas inspiravam superstições e temores, associados a anjos, demónios ou entidades espirituais providas de poder sobre os povos.   Cometas Astros constituídos por poeiras, gases que solidificaram e gelo. Os cometas têm órbitas elípticas muito alongadas e bastante inclinadas que os trazem muito perto do Sol e os levam muito longe no espaço. O cometa mais famoso é o cometa Halley (a sua passagem ocorre de 76 em 76 anos) que voltará a surgir no céu em 2062.
  • 16. Constituição de um cometa A constituição básica de um cometa aparentemente é um núcleo de dimensões relativamente pequenas que em princípio mostra estar envolto por uma névoa brilhante e uma cabeleira, cuja forma é aparentemente esférica.   À medida que se aproxima do Sol, o seu brilho vai aumentando progressivamente; normalmente começa por aparecer uma cauda que pode chegar a alcançar até centenas de milhares de quilómetros de extensão.  
  • 17. Asteróides Também chamados de planetas menores ou planetóides, são corpos celestes de natureza rochosa e de pequenas dimensões. A maioria dos asteróides distribui-se entre Marte e Júpiter, à qual se dá o nome de Cintura de Asteróides. Alguns asteróides têm poucos metros de diâmetro e outros centenas de quilómetros. Geralmente, têm forma irregular. Curiosidades: Ceres foi o maior (e o primeiro) asteróide descoberto e tem cerca de 1000 Km de diâmetro. O asteróide 3933, descoberto em 1936, foi baptizado em Setembro de 1990 com o nome “Portugal”, para comemorar a adesão de Portugal à Organização Astronómica ESO (Observatório Europeu do Sul).
  • 18. Meteoróides Fragmentos rochosos provenientes do espaço antes de entrarem na atmosfera terrestre. Os meteoróides podem ter origem devido à colisão de asteróides ou a partir de cometas. Meteoróides Meteoros: Meteoritos: - fragmentos de pequenas dimensões; - fragmentos de grandes dimensões; - ardem completamente ao atravessar a - não se consomem completamente na atmosfera do planeta Terra, originando passagem da atmosfera terrestre e o fenómeno das estrelas cadentes. colidem com a superfície do planeta, originando crateras de impacto.
  • 19. Crateras de impacto Deserto de Arizona, cratera com 1200 m de diâmetro e 180 m de profundidade. Curiosidade: Existem algumas crateras com nomes de portugueses: Pedro Nunes, Vasco da Gama e Luís de Camões.