SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  56
Projecto Castelo Criativo
Passado Muralha do Castelo ,[object Object],[object Object]
História de Tomar ,[object Object],[object Object],Actual estádio da cidade Igreja de Santa Maria dos Olivais Nabância
[object Object],Rua Pé da Costa Rua dos Moinhos Corredoura Rua da Graça Vídeo
A 13 de Fevereiro de 1844 D. Maria eleva Tomar a  cidade .
Evolução do monumento
 
 
 
Cidades Criativas: Conceitos Cidade Criativa Ajuntamento durável e relativamente denso de população num espaço circunscrito. Criatividade é a capacidade para formular ideias criadoras, isto é, originalidade.
[object Object],- Uma cidade ao tornar-se criativa tem várias ferramentas, que deve identificar para o fazer, como: - A capacidade das suas redes; - A sua riqueza; - Profundidade cultural; - A qualidade da sua administração; - Consciência do design; - Compreensão e correcta utilização do ambiente;
- Criatividade A auto-confiança e a capacidade de correr riscos; - Só pode existir num ambiente tanto estável, de modo a permitir um esforço continuado, como diversificado, cosmopolita e aberto para receber as propostas de mudança - Cidade económica  Três “T’s” Cidadãos criativos
- Nós nascemos com um potencial criativo inato mas que se desenvolve de variadas maneiras podendo ou não vir a verificar-se a criatividade na idade adulta; - Devido às influências da escola e pais em formar-se o raciocínio lógico dedutivo, na maioria essa criatividade não se verifica. - No entanto, acredita-se que haja, para o treino e desenvolvimento da criatividade, três domínios: Arte Descoberta Humor Uma actividade artística regular ajuda-nos a desenvolver novas formas de ver e pensar. O seu treino resulta da regular resolução de problemas pouco convencionais. Liberta-nos da nossa rigidez mental e pensamentos habituais.
[object Object],- Uma máquina pode substituir cem pessoas comuns, mas nenhuma pode substituir uma  pessoa criativa ; - Tem que ter consciência e usar a sua  individualidade Expressão da criatividade; - Tem que procurar um estilo experimental que o ajude; - O emprego é mais apelativo se a diferença entre horas de trabalho e horas de lazer for mínima; - Segurança do seu posto de trabalho deve depender da sua autonomia;
Sucesso das empresas Criatividade Meio   envolvente Necessário desenvolver políticas culturais que vão ao encontro das necessidades da população. Uma das áreas mais complexas dos governos de hoje, sendo uma espécie de um acto de equilíbrio entre visões concorrentes do papel da cultura na sociedade.
- Surgem assim alguns dilemas como “diversidade cultural” ou “monocultura”? “Preservação do património” ou “dever de inovar”? É preciso saber a importância da cultura na sociedade e perceber se esta é ou não um factor de desenvolvimento. É por isto que tentaremos desenvolver o nosso projecto e apresentar as nossas propostas de uma forma  criativa.
Metodologia do Projecto Esta parte do trabalho adapta-se à disciplina devido às suas principais características que são: ,[object Object],[object Object],Para a recolha de dados vamos incidir sobre: ,[object Object],[object Object],Vamos dar maior ênfase a opinião dos tomarense devido à própria questão problema do trabalho
Recolha de dados Quantitativamente (inquéritos)  Qualitativamente (entrevistas) Elaboramos gráficos  e efectuamos contagens, calculamos medias e modas, com o objectivo de tirar-mos conclusões.  Cruzamos dados e tiramos os pontos comuns entre as várias entrevistas.
Inquérito esta  dividido 3 partes : 1º referente aos dados pessoais; 2º diz respeito a um conjunto de questões sobre o monumento; 3º parte é apenas para residentes. (Na parte final deste parte colocamos 3 perguntas de resposta aberta sobre arte, ambiente e sociedade.)
Entrevistas ,[object Object],[object Object],Devido à sua indisponibilidade, não nos foi possível entrevistá-la.  Novamente na vertente artística, neste caso a nível de eventos realizados no Convento. Objectivo: informação acerca do seu trabalho, principalmente daquele que está ligado ao Convento. Para alem dos “Fatias de Cá” dirigimo-nos à Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e ainda ao Canto Firme, na tentativa de fazer um levantamento sobre os espectáculos realizados no monumento. Eng.ª Rosa Maria de Sousa (técnica do convento) Dr.ª Graça Arrimar, professora de História de Portugal que escreveu poesia sobre os vários monumentos da cidade Carlos Carvalheiro (director artístico do grupo teatral “Fatias de Cá”)
Caracterização da amostra 100 inquiridos  57% mulheres 42% Homens Pessoas mais novas (15 a 30 anos) são mais receptivas a este tipo de propostas, mas esta amostra mantém-se valida devido ao facto de termos inquiridos suficientes dos outros escalões etários. Devido ao facto de a opinião dos tomarenses ser mais importante distribuímos 69 dos inquéritos aos residentes, 15 a visitantes e os restantes 16  a pessoas que trabalham, estudam ou passam muito tempo em Tomar. 1% não responde
Entre os visitante destaca-se a variedade de nacionalidades:
Das amostras de residentes e pessoas que passam muito tempo em Tomar: ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
A nível profissional: ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Inquéritos de forma aleatória Devido ao facto de as mulheres serem mais receptivas, por vezes tínhamos que distribuir inquéritos a indivíduos apenas do sexo masculino. Sectores Profissionais Escalões etários Distribuição dos inquéritos: Corredoura Gualdim Pias IPT Livraria Bombeiros Lojas de Vestuário Papelaria Nova Residenciais  (numas bem recebidos, noutras menos bem) Espaço Internet Várias Escolas da cidade Biblioteca Municipal
Preferências diagnosticadas na comunidade A comunidade precisa de ter noção daquilo que o convento lhe pode dar, o que por vezes não acontece. Rosa Maria de Sousa explicou-nos, por exemplo, que a Mata dos Sete Montes é um lugar “para namorar, para passear, para espairecer caso estejamos tristes, fazer desporto, a cada um a Mata dá diferentes coisas” e quando as pessoas tomam consciência do que monumento lhes pode dar, valorizam-no mais. Segundo Carlos Carvalheiro, director artístico do Grupo Teatral “Fatias de Cá”, a população local não valoriza o Convento do ponto de vista da vivência e considera que “é como se houvesse um divórcio entre a cidade e o Convento de Cristo” no sentido dos seus espectáculos terem maior afluência por turistas.
Através da análise dos inquéritos apercebemo-nos que apenas 9% das pessoas pensam que a  comunidade  valoriza o convento, e que apenas 6% o acham um verdadeiro foco de interesse. Desta análise podemos chegar a conclusão que a própria comunidade inquirida reconhece que não há valorização suficiente do convento.
Em contrapartida “sempre que vem alguém de fora e nos temos de lhes mostrar o melhor da cidade, mostramos o Convento”, segundo Rosa de Sousa. Esta acaba por ser uma das principais formas de divulgação do monumento, através de outra pessoa,  embora a opinião geral seja que a divulgação deste é insuficiente.
O facto de o Convento ter estado muitos ao abandono e muita gente se lembrar dele assim, pode ser um dos factores pelos quais os inquiridos apontam o estado do Convento como mau ou medíocre. Outro aspecto que aponta para esta opinião sobre  o Convento é o estado dos espaços subjacentes ao mesmo.
Um dos motivos pelos quais a comunidade não frequenta tanto o monumento é pelos seus difíceis acessos de circulação, alguns considera-nos mesmos intransitáveis, embora 36% ache que os estados dos acessos são agradáveis. No futuro irá haver parcerias entre o IGESPAR e a autarquia para melhorar os acessos  e os espaços adjacentes ao convento. Outro possível entrave a ida ao monumento é o facto de este se localizar num ponto superior à cidade, pois assim as estradas tornam-se um pouco íngremes, o que não facilita a visita.
O uso reduzido de transportes públicos (5%) é facilmente explicável pelo facto de o único transporte público existente ser o comboio turístico, que tem o inconveniente de as pessoas terem de dar a volta turística completa a cidade para se deslocarem ao Convento. Outro ponto negativo em relação ao comboio é o facto de não existirem placas informativas da sua existência.
O facto de quais 29% dos inquiridos considerar o estado do monumento medíocre, 20% o considere mau e 7% o aponte mesmo como muito mau deve-se ao facto dos espaços exteriores serem maus, pois as pessoas associam os maus caminhos a um mau estado do monumento, apesar de ainda haver 41% a considerá-lo bom ou muito bom.
É necessário criar condições para que os Tomarenses se desloquem ao Convento pois estes querem usufruir do monumento de uma maneira diferente do visitante que vem de fora.
 
Cidadão-tipo CCC on the road : Santarém ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Projectos da autarquia para o monumento - Plano de acção 2007/2013 para Tomar pretende: ,[object Object],- Valorizar o sistema ecológico. São fundamentais na paisagem, na qualidade ambiental e na atractividade da cidade - Continuação das obras no corredor ribeirinho do Nabão; - Revalorizar e integrar a Mata dos Sete Montes e a encosta do Convento de Cristo.
- Uma das estratégias que está a ser utilizada é o desenvolvimento e o reforço da articulação entre a Mata, o Convento e o centro histórico da cidade. Requalificando as acessibilidades e espaços públicos: - Acessibilidades várias; - Acessibilidades pedonais; - Requalificação do espaço público; - Sinalética; - Educação ambiental e cultural.
Futuro ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Horta dos Frades
Espaço monumental ,[object Object],Claustro dos Corvos
Espaço monumental ,[object Object],Pombos Porta da Charola
Espaço monumental ,[object Object],Claustro da Lavagem
Espaço monumental ,[object Object],Scriptorium
Espaço monumental ,[object Object],Torre da Condensa
Espaço monumental ,[object Object],Fonte do Claustro D.João III Janela do Capítulo
Envolvente ,[object Object]
Envolvente ,[object Object]
Envolvente ,[object Object]
Envolvente ,[object Object]
Sinalética
Transportes ,[object Object]
Transportes ,[object Object]
Locais de refeição Mata Nacional dos Sete Montes Castelo de Tomar
Em conclusão… ,[object Object],[object Object],[object Object]
“ O que pode a nossa cidade fazer para dignificar mais o Convento?”  ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Objectivos cumpridos Mas… ,[object Object],[object Object],[object Object]
A nossa proposta Diagnóstico Criatividade FIM

Contenu connexe

En vedette

Alunas: Caroline Segall e Gabriela Rovani
 Alunas: Caroline Segall e Gabriela Rovani  Alunas: Caroline Segall e Gabriela Rovani
Alunas: Caroline Segall e Gabriela Rovani Carol Segall
 
Orienta curriculares expectativasaprendizagem_ensfnd_cicloi (1)
Orienta curriculares expectativasaprendizagem_ensfnd_cicloi (1)Orienta curriculares expectativasaprendizagem_ensfnd_cicloi (1)
Orienta curriculares expectativasaprendizagem_ensfnd_cicloi (1)010214
 
Codigo de infancia 1.1
Codigo de infancia 1.1Codigo de infancia 1.1
Codigo de infancia 1.1nanyandrea
 
Exercícios realismo-naturalismo
Exercícios realismo-naturalismoExercícios realismo-naturalismo
Exercícios realismo-naturalismoAndriane Cursino
 
Fundamentos sociologicos da educação
Fundamentos sociologicos da educaçãoFundamentos sociologicos da educação
Fundamentos sociologicos da educaçãoceliferreira
 
Receitas Para Hipertensos
Receitas Para HipertensosReceitas Para Hipertensos
Receitas Para HipertensosClaudia Cozinha
 
Apostila cozinha domestica
Apostila cozinha domesticaApostila cozinha domestica
Apostila cozinha domesticaPaula Mello
 
Innovación pública: cambiar para crear más valor público
Innovación pública: cambiar para crear más valor públicoInnovación pública: cambiar para crear más valor público
Innovación pública: cambiar para crear más valor públicoAlberto Ortiz de Zarate
 
Byggopp presentasjon flash 2
Byggopp presentasjon flash 2Byggopp presentasjon flash 2
Byggopp presentasjon flash 2fredrikklock
 
Tema 11º el arte barroco pintura española
Tema 11º el arte barroco pintura española Tema 11º el arte barroco pintura española
Tema 11º el arte barroco pintura española Francisco Bermejo
 
Ctsa Possibilidades 12
Ctsa Possibilidades 12Ctsa Possibilidades 12
Ctsa Possibilidades 12Mary Carneiro
 
Navegadores de web trabajo grupal fabian marco ebert
Navegadores  de web trabajo grupal fabian marco ebertNavegadores  de web trabajo grupal fabian marco ebert
Navegadores de web trabajo grupal fabian marco ebertKarito G A de Bdp
 
Ejercicio 1 david alonso
Ejercicio 1 david alonsoEjercicio 1 david alonso
Ejercicio 1 david alonso3David3
 
Procedimento Treinamento
Procedimento Treinamento Procedimento Treinamento
Procedimento Treinamento Marcos Abreu
 

En vedette (20)

Alunas: Caroline Segall e Gabriela Rovani
 Alunas: Caroline Segall e Gabriela Rovani  Alunas: Caroline Segall e Gabriela Rovani
Alunas: Caroline Segall e Gabriela Rovani
 
Orienta curriculares expectativasaprendizagem_ensfnd_cicloi (1)
Orienta curriculares expectativasaprendizagem_ensfnd_cicloi (1)Orienta curriculares expectativasaprendizagem_ensfnd_cicloi (1)
Orienta curriculares expectativasaprendizagem_ensfnd_cicloi (1)
 
Trabajodetecnologias 111126214944-phpapp01
Trabajodetecnologias 111126214944-phpapp01Trabajodetecnologias 111126214944-phpapp01
Trabajodetecnologias 111126214944-phpapp01
 
Bahrain report
Bahrain reportBahrain report
Bahrain report
 
Codigo de infancia 1.1
Codigo de infancia 1.1Codigo de infancia 1.1
Codigo de infancia 1.1
 
Exercícios realismo-naturalismo
Exercícios realismo-naturalismoExercícios realismo-naturalismo
Exercícios realismo-naturalismo
 
Os biomas brasileiros
Os biomas brasileirosOs biomas brasileiros
Os biomas brasileiros
 
Fundamentos sociologicos da educação
Fundamentos sociologicos da educaçãoFundamentos sociologicos da educação
Fundamentos sociologicos da educação
 
Receitas Para Hipertensos
Receitas Para HipertensosReceitas Para Hipertensos
Receitas Para Hipertensos
 
Apostila cozinha domestica
Apostila cozinha domesticaApostila cozinha domestica
Apostila cozinha domestica
 
El Exito
El ExitoEl Exito
El Exito
 
Urbanização e problemas urbanos
Urbanização e problemas urbanosUrbanização e problemas urbanos
Urbanização e problemas urbanos
 
Aircraft inspections
Aircraft inspectionsAircraft inspections
Aircraft inspections
 
Innovación pública: cambiar para crear más valor público
Innovación pública: cambiar para crear más valor públicoInnovación pública: cambiar para crear más valor público
Innovación pública: cambiar para crear más valor público
 
Byggopp presentasjon flash 2
Byggopp presentasjon flash 2Byggopp presentasjon flash 2
Byggopp presentasjon flash 2
 
Tema 11º el arte barroco pintura española
Tema 11º el arte barroco pintura española Tema 11º el arte barroco pintura española
Tema 11º el arte barroco pintura española
 
Ctsa Possibilidades 12
Ctsa Possibilidades 12Ctsa Possibilidades 12
Ctsa Possibilidades 12
 
Navegadores de web trabajo grupal fabian marco ebert
Navegadores  de web trabajo grupal fabian marco ebertNavegadores  de web trabajo grupal fabian marco ebert
Navegadores de web trabajo grupal fabian marco ebert
 
Ejercicio 1 david alonso
Ejercicio 1 david alonsoEjercicio 1 david alonso
Ejercicio 1 david alonso
 
Procedimento Treinamento
Procedimento Treinamento Procedimento Treinamento
Procedimento Treinamento
 

Similaire à Apre Apcc

Apresentação de helenadoscarrascais
Apresentação de helenadoscarrascaisApresentação de helenadoscarrascais
Apresentação de helenadoscarrascaisguestc93bdf
 
Projeto design de estande
Projeto design de estandeProjeto design de estande
Projeto design de estandekarennalima
 
Posters um seculo de arte
Posters um seculo de artePosters um seculo de arte
Posters um seculo de arteIlda Bicacro
 
Pelos Bigodões - edição 2
Pelos Bigodões - edição 2Pelos Bigodões - edição 2
Pelos Bigodões - edição 2Washington Lemos
 
Jornal anpqv v_final_baixa
Jornal anpqv v_final_baixaJornal anpqv v_final_baixa
Jornal anpqv v_final_baixaRosalinaBrito
 
Caderno1 modos dever
Caderno1 modos deverCaderno1 modos dever
Caderno1 modos deverferccr
 
Divulgação Culturais - O caminho das pedras | Bia Morais
Divulgação Culturais - O caminho das pedras | Bia MoraisDivulgação Culturais - O caminho das pedras | Bia Morais
Divulgação Culturais - O caminho das pedras | Bia MoraisMais Por Arte
 
Producao e marketing cultural
Producao e marketing culturalProducao e marketing cultural
Producao e marketing culturalAnanda Nino
 
Sem Nome
Sem NomeSem Nome
Sem Nomeraqlou
 
Document (1)
Document (1)Document (1)
Document (1)pettrovic
 
SÍTIOS DE CONSCIÊNCIA, A MEMÓRIA E A COMUNICAÇÃO
SÍTIOS DE CONSCIÊNCIA, A MEMÓRIA E A COMUNICAÇÃOSÍTIOS DE CONSCIÊNCIA, A MEMÓRIA E A COMUNICAÇÃO
SÍTIOS DE CONSCIÊNCIA, A MEMÓRIA E A COMUNICAÇÃOMarcia Briones
 
Apresentação inovador
Apresentação inovadorApresentação inovador
Apresentação inovadorCarol Pereira
 

Similaire à Apre Apcc (20)

Apresentação de helenadoscarrascais
Apresentação de helenadoscarrascaisApresentação de helenadoscarrascais
Apresentação de helenadoscarrascais
 
Uma conversa sobre comunicação, cultura e educação
Uma conversa sobre comunicação, cultura e educaçãoUma conversa sobre comunicação, cultura e educação
Uma conversa sobre comunicação, cultura e educação
 
Diz Jornal - Edição 222
Diz Jornal - Edição 222Diz Jornal - Edição 222
Diz Jornal - Edição 222
 
Projeto design de estande
Projeto design de estandeProjeto design de estande
Projeto design de estande
 
Experiência do Bombando Cidadania em A Tribuna 29-11-2013
Experiência do Bombando Cidadania em A Tribuna 29-11-2013Experiência do Bombando Cidadania em A Tribuna 29-11-2013
Experiência do Bombando Cidadania em A Tribuna 29-11-2013
 
Posters um seculo de arte
Posters um seculo de artePosters um seculo de arte
Posters um seculo de arte
 
Pelos Bigodões - edição 2
Pelos Bigodões - edição 2Pelos Bigodões - edição 2
Pelos Bigodões - edição 2
 
Às margens juvenis de São Leopoldo
Às margens juvenis de São LeopoldoÀs margens juvenis de São Leopoldo
Às margens juvenis de São Leopoldo
 
Jornal anpqv v_final_baixa
Jornal anpqv v_final_baixaJornal anpqv v_final_baixa
Jornal anpqv v_final_baixa
 
Discursos à Beira do Sinos
Discursos à Beira do SinosDiscursos à Beira do Sinos
Discursos à Beira do Sinos
 
Caderno1 modos dever
Caderno1 modos deverCaderno1 modos dever
Caderno1 modos dever
 
Divulgação Culturais - O caminho das pedras | Bia Morais
Divulgação Culturais - O caminho das pedras | Bia MoraisDivulgação Culturais - O caminho das pedras | Bia Morais
Divulgação Culturais - O caminho das pedras | Bia Morais
 
Producao e marketing cultural
Producao e marketing culturalProducao e marketing cultural
Producao e marketing cultural
 
Ananda Nino
Ananda NinoAnanda Nino
Ananda Nino
 
Sem Nome
Sem NomeSem Nome
Sem Nome
 
Document (1)
Document (1)Document (1)
Document (1)
 
SÍTIOS DE CONSCIÊNCIA, A MEMÓRIA E A COMUNICAÇÃO
SÍTIOS DE CONSCIÊNCIA, A MEMÓRIA E A COMUNICAÇÃOSÍTIOS DE CONSCIÊNCIA, A MEMÓRIA E A COMUNICAÇÃO
SÍTIOS DE CONSCIÊNCIA, A MEMÓRIA E A COMUNICAÇÃO
 
NOITE NRDC.SH
NOITE NRDC.SHNOITE NRDC.SH
NOITE NRDC.SH
 
Apresentação inovador
Apresentação inovadorApresentação inovador
Apresentação inovador
 
Gestao paroquial
Gestao paroquialGestao paroquial
Gestao paroquial
 

Apre Apcc

  • 2.
  • 3.
  • 4.
  • 5. A 13 de Fevereiro de 1844 D. Maria eleva Tomar a cidade .
  • 7.  
  • 8.  
  • 9.  
  • 10. Cidades Criativas: Conceitos Cidade Criativa Ajuntamento durável e relativamente denso de população num espaço circunscrito. Criatividade é a capacidade para formular ideias criadoras, isto é, originalidade.
  • 11.
  • 12. - Criatividade A auto-confiança e a capacidade de correr riscos; - Só pode existir num ambiente tanto estável, de modo a permitir um esforço continuado, como diversificado, cosmopolita e aberto para receber as propostas de mudança - Cidade económica Três “T’s” Cidadãos criativos
  • 13. - Nós nascemos com um potencial criativo inato mas que se desenvolve de variadas maneiras podendo ou não vir a verificar-se a criatividade na idade adulta; - Devido às influências da escola e pais em formar-se o raciocínio lógico dedutivo, na maioria essa criatividade não se verifica. - No entanto, acredita-se que haja, para o treino e desenvolvimento da criatividade, três domínios: Arte Descoberta Humor Uma actividade artística regular ajuda-nos a desenvolver novas formas de ver e pensar. O seu treino resulta da regular resolução de problemas pouco convencionais. Liberta-nos da nossa rigidez mental e pensamentos habituais.
  • 14.
  • 15. Sucesso das empresas Criatividade Meio envolvente Necessário desenvolver políticas culturais que vão ao encontro das necessidades da população. Uma das áreas mais complexas dos governos de hoje, sendo uma espécie de um acto de equilíbrio entre visões concorrentes do papel da cultura na sociedade.
  • 16. - Surgem assim alguns dilemas como “diversidade cultural” ou “monocultura”? “Preservação do património” ou “dever de inovar”? É preciso saber a importância da cultura na sociedade e perceber se esta é ou não um factor de desenvolvimento. É por isto que tentaremos desenvolver o nosso projecto e apresentar as nossas propostas de uma forma criativa.
  • 17.
  • 18. Recolha de dados Quantitativamente (inquéritos) Qualitativamente (entrevistas) Elaboramos gráficos e efectuamos contagens, calculamos medias e modas, com o objectivo de tirar-mos conclusões. Cruzamos dados e tiramos os pontos comuns entre as várias entrevistas.
  • 19. Inquérito esta dividido 3 partes : 1º referente aos dados pessoais; 2º diz respeito a um conjunto de questões sobre o monumento; 3º parte é apenas para residentes. (Na parte final deste parte colocamos 3 perguntas de resposta aberta sobre arte, ambiente e sociedade.)
  • 20.
  • 21. Caracterização da amostra 100 inquiridos 57% mulheres 42% Homens Pessoas mais novas (15 a 30 anos) são mais receptivas a este tipo de propostas, mas esta amostra mantém-se valida devido ao facto de termos inquiridos suficientes dos outros escalões etários. Devido ao facto de a opinião dos tomarenses ser mais importante distribuímos 69 dos inquéritos aos residentes, 15 a visitantes e os restantes 16 a pessoas que trabalham, estudam ou passam muito tempo em Tomar. 1% não responde
  • 22. Entre os visitante destaca-se a variedade de nacionalidades:
  • 23.
  • 24.
  • 25. Inquéritos de forma aleatória Devido ao facto de as mulheres serem mais receptivas, por vezes tínhamos que distribuir inquéritos a indivíduos apenas do sexo masculino. Sectores Profissionais Escalões etários Distribuição dos inquéritos: Corredoura Gualdim Pias IPT Livraria Bombeiros Lojas de Vestuário Papelaria Nova Residenciais (numas bem recebidos, noutras menos bem) Espaço Internet Várias Escolas da cidade Biblioteca Municipal
  • 26. Preferências diagnosticadas na comunidade A comunidade precisa de ter noção daquilo que o convento lhe pode dar, o que por vezes não acontece. Rosa Maria de Sousa explicou-nos, por exemplo, que a Mata dos Sete Montes é um lugar “para namorar, para passear, para espairecer caso estejamos tristes, fazer desporto, a cada um a Mata dá diferentes coisas” e quando as pessoas tomam consciência do que monumento lhes pode dar, valorizam-no mais. Segundo Carlos Carvalheiro, director artístico do Grupo Teatral “Fatias de Cá”, a população local não valoriza o Convento do ponto de vista da vivência e considera que “é como se houvesse um divórcio entre a cidade e o Convento de Cristo” no sentido dos seus espectáculos terem maior afluência por turistas.
  • 27. Através da análise dos inquéritos apercebemo-nos que apenas 9% das pessoas pensam que a comunidade valoriza o convento, e que apenas 6% o acham um verdadeiro foco de interesse. Desta análise podemos chegar a conclusão que a própria comunidade inquirida reconhece que não há valorização suficiente do convento.
  • 28. Em contrapartida “sempre que vem alguém de fora e nos temos de lhes mostrar o melhor da cidade, mostramos o Convento”, segundo Rosa de Sousa. Esta acaba por ser uma das principais formas de divulgação do monumento, através de outra pessoa, embora a opinião geral seja que a divulgação deste é insuficiente.
  • 29. O facto de o Convento ter estado muitos ao abandono e muita gente se lembrar dele assim, pode ser um dos factores pelos quais os inquiridos apontam o estado do Convento como mau ou medíocre. Outro aspecto que aponta para esta opinião sobre o Convento é o estado dos espaços subjacentes ao mesmo.
  • 30. Um dos motivos pelos quais a comunidade não frequenta tanto o monumento é pelos seus difíceis acessos de circulação, alguns considera-nos mesmos intransitáveis, embora 36% ache que os estados dos acessos são agradáveis. No futuro irá haver parcerias entre o IGESPAR e a autarquia para melhorar os acessos e os espaços adjacentes ao convento. Outro possível entrave a ida ao monumento é o facto de este se localizar num ponto superior à cidade, pois assim as estradas tornam-se um pouco íngremes, o que não facilita a visita.
  • 31. O uso reduzido de transportes públicos (5%) é facilmente explicável pelo facto de o único transporte público existente ser o comboio turístico, que tem o inconveniente de as pessoas terem de dar a volta turística completa a cidade para se deslocarem ao Convento. Outro ponto negativo em relação ao comboio é o facto de não existirem placas informativas da sua existência.
  • 32. O facto de quais 29% dos inquiridos considerar o estado do monumento medíocre, 20% o considere mau e 7% o aponte mesmo como muito mau deve-se ao facto dos espaços exteriores serem maus, pois as pessoas associam os maus caminhos a um mau estado do monumento, apesar de ainda haver 41% a considerá-lo bom ou muito bom.
  • 33. É necessário criar condições para que os Tomarenses se desloquem ao Convento pois estes querem usufruir do monumento de uma maneira diferente do visitante que vem de fora.
  • 34.  
  • 35.
  • 36.
  • 37. - Uma das estratégias que está a ser utilizada é o desenvolvimento e o reforço da articulação entre a Mata, o Convento e o centro histórico da cidade. Requalificando as acessibilidades e espaços públicos: - Acessibilidades várias; - Acessibilidades pedonais; - Requalificação do espaço público; - Sinalética; - Educação ambiental e cultural.
  • 38.
  • 39.
  • 40.
  • 41.
  • 42.
  • 43.
  • 44.
  • 45.
  • 46.
  • 47.
  • 48.
  • 50.
  • 51.
  • 52. Locais de refeição Mata Nacional dos Sete Montes Castelo de Tomar
  • 53.
  • 54.
  • 55.
  • 56. A nossa proposta Diagnóstico Criatividade FIM